Assembleia realizada no auditório da Prefeitura em 31 de outubro
O Sinsep entrará em contato com o prefeito eleito de Guaramirim, Adriano Zimmermann (PL), para entregar a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025, aprovada na Assembleia do dia 31, no auditório da Prefeitura (antiga sede da Câmara de Vereadores). A pauta inclui a proposta de uma mesa de negociação permanente entre a futura administração e o Sindicato. “Nossa intenção é iniciarmos as negociações antes da posse, em janeiro do ano que vem”, afirma Luiz Cezar Schorner, presidente do Sinsep. A Assembleia contou com ampla participação, demonstrando a mobilização da categoria por melhorias salariais e nas condições de trabalho. Durante as Assembleias, o Sinsep tem celebrado seus 33 anos de lutas, completados em 26 de outubro, e o Dia do Servidor, com homenagem conduzida pela representante Laura Odázia em alusão ao 28 de outubro.
As reivindicações incluem reposição integral das perdas salariais de 1º de março de 2024 a 28 de fevereiro de 2025, ganho real de salário de 5%, aumento do auxílio-alimentação de R$ 550,00 para R$ 700,00, cumprimento dos Pisos Nacionais do Magistério, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) a partir de 1º de janeiro de 2025, incluindo o adicional de insalubridade para ACSs e ACEs. A pauta abrange ainda a revisão do Plano de Cargos e Salários com prioridade para menores salários e cargos não contemplados na revisão de 2022, a aplicação do novo Estatuto do Magistério (estudo entregue ao então-prefeito Luiz Chiodini em 2018) e a contratação dos aprovados no concurso de 2023. Além disso, os servidores demandam melhores condições de trabalho e saúde (física e mental).
As Assembleias da Campanha Salarial seguem no dia 6 de novembro, às 18h, na Câmara de Vereadores de Corupá, e no dia 27 de novembro, no mesmo horário, em Schroeder.