Na semana em que comemoramos o Dia do Servidor Público, os(as) servidores(as) de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba têm um motivo a mais para comemorar: seu instrumento de lutas e de formação política, o Sinsep, completa 30 anos de fundação nesse dia 26 de outubro. São três décadas na proteção dos direitos daquele que, com o fruto do seu trabalho, produz o serviço público que garante proteção social a tanta gente. Formado a partir da determinação de um grupo de lideranças comprometidas com a luta da classe trabalhadora, o Sinsep defende os servidores em seus locais de trabalho e mobiliza a categoria em busca de uma vida digna.

Há 30 anos acontecia a Assembleia de fundação do Sindicato que definiu as principais linhas de ação: a luta por melhores salários e melhores condições de trabalho. A primeira diretoria assumiu no dia 22 de maio do ano seguinte e alugou uma sala para atender aos servidores no Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário (Siticom). Hoje, a categoria é atendida em sede própria, inaugurada em 2006, onde realiza reuniões, encontros e assembleias no auditório, que leva o nome do companheiro de tantas lutas. Quem não conheceu o “Zé da Galera”?

Companheiros dessa importância sempre estiveram com o Sinsep e do lado dos servidores. Um Sindicato que está filiado à CUT e à Fetram desde 2002, entidades de luta e reconhecimento pelo trabalho que fazem, pelas conquistas que trazem. Assim como ao Dieese, desde 2005. O Sinsep sempre esteve presente nas grandes batalhas e nas muitas vitórias – na criação do Piso Nacional do Magistério, na luta por um ISSEM dos servidores, para os servidores e pelos servidores, contra o apadrinhamento político. Possui uma assessoria jurídica conhecedora da realidade do serviço público.

No momento em que a classe trabalhadora sofre seu maior ataque, com redução de direitos trabalhistas e previdenciários e a ameaça de uma contrarreforma administrativa (PEC 32) que inviabiliza o serviço público e destroi o servidor público, o Sinsep se torna ainda mais imprescindível. Precisamos estar unidos contra o autoritarismo e toda forma de opressão. E a categoria reconhece o trabalho do Sinsep, um Sindicato de referência e de resistência, com uma diretoria justa, honesta e transparente.

Parabéns SINSEP! Parabéns servidores!