PLC 009/2021 vai à votação na sessão desta terça-feira (19). Pressione os vereadores!

O Sinsep conclama a todos os servidores municipais de Jaraguá do Sul para cerrarmos fileiras contra a aprovação do PLC 009/2021, que altera o Plano de Custeio do ISSEM Saúde. O Projeto está na pauta de votações da sessão desta terça-feira (19) – já houve dois pedidos de vistas, dos vereadores Jeferson Cardoso e Sirley Schappo. Ligue e converse com o(a) vereador(a), mande mensagem por whatsapp, envie e-mail (contatos abaixo), pressione para que seja rejeitado este PLC que aumenta de forma exorbitante o valor das mensalidades para os servidores e seus dependentes – em até 895%, em alguns casos – e praticamente inviabiliza o plano de saúde do ISSEM, devendo provocar uma verdadeira debandada de servidores pela absoluta incapacidade de pagar a mensalidade.

O ISSEM e o prefeito precisam ser responsabilizados pela quebradeira do ISSEM Saúde. A direção do ISSEM tem dificuldade em dialogar com o conjunto dos servidores. Apesar das insistências e tentativas do Sinsep em negociar um outro modelo de custeio, em nenhum momento a direção do ISSEM manifestou disposição em construir uma alternativa ao novo Plano. O Sinsep contratou o Dieese para a realização de um estudo técnico sobre a situação financeira do ISSEM Saúde, que deverá estar concluído em dois meses. Na avaliação do Sindicato, trata-se da imposição do novo Plano, que pune os servidores e pressiona os vereadores: aprova o PLC ou até o final desse ano será decretada a falência do ISSEM Saúde.

A partir da publicação da Portaria 222/2021, que restringiu uma série de serviços, os servidores não sabem exatamente como está o atendimento. A direção do ISSEM e o prefeito Antídio Lunelli também são responsáveis pela insegurança e a situação de desamparo vivida pelos servidores ao buscarem atendimento de Saúde. O único aviso é para que o servidor consulte o site do ISSEM. Há queixas quanto à dificuldade de acesso aos tratamentos médicos e de outros profissionais da saúde e suspensão de exames e procedimentos. O Sinsep orienta a todos os beneficiários do ISSEM Saúde que tiverem problemas nos atendimentos para que procurem o ISSEM, que tem a obrigação de conceder as informações. O ISSEM é dos servidores!