A Prefeitura de Jaraguá do Sul publicou no dia 19 de julho a Ordem de Retomada do Ordem de Retomada do Concurso Público 01/2021 realizado em 2019 (Contrato 626) para preenchimento de cargos na administração municipal. O Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura deve agora dar continuidade às próximas etapas do Concurso, suspensas desde 19 de março do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus.
A realização de concursos públicos é uma das principais reivindicações e bandeira de luta permanente do Sinsep, em nome da valorização da categoria, da diminuição da sobrecarga de trabalho dos atuais servidores e pela consequente melhoria da qualidade do serviço público prestado à população. Afinal, o servidor é a peça chave da engrenagem social.
A presença do servidor concursado é cada dia mais crucial para garantia das mínimas condições de dignidade em todas as áreas. Por isso, o Sindicato sempre lutou pela realização de Concurso para ingresso no serviço público e contra a terceirização, especialmente neste momento em que o neoliberalismo avança, rouba os direitos da população e reduz o poder do Estado na efetivação de políticas públicas.