O Fundeb é o grande fundo que financia a valorização dos professores e o desenvolvimento e manutenção de todas as etapas da Educação Básica – desde educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até a educação de jovens e adultos.

Mas o Fundeb tem data para deixar de existir, dezembro de 2020. E isso é muito grave. Hoje os recursos do fundo pagam no mínimo 60% dos salários dos professores, diretores, orientadores pedagógicos e funcionários da rede pública. Ajuda a financiar grande parte da formação continuada dos professores, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e material didático, e na construção e manutenção das escolas.

Não podemos deixar o Fundeb acabar. Nos últimos dois anos as entidades sindicais, e outras ligadas a educação, tem promovido um grande debate e mobilização sobre um modelo aprimorado do atual Fundo. Fruto destas discussões tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que pretende tornar o Fundeb permanente e pode alterar a lógica de distribuição desses recursos.

Venha conhecer a proposta do novo Fundeb!

No próximo dia 26 de março o Sinsep em parceria com o Sinte regional de Jaraguá do Sul e outras entidades sindicais, promoverão um seminário que contará com a participação do Deputado Federal Pedro Uczai, único representante de Santa Catarina na Comissão Especial do Fundeb.