O Sinsep lamenta a perda do companheiro Neusi de Souza, 58 anos, primeiro servidor público municipal de nossa Região vítima de Covid 19 a falecer, no início da noite de ontem(21). Neusi era casado, tinha dois filhos e uma neta, estava internado na UTI do Hospital São José, em Jaraguá do Sul. Nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do querido Neusi, que era motorista da Secretaria Municipal de Saúde de Guaramirim, há 18 anos. É indescritível o sentimento de insegurança e indignação neste momento. Primeiro, porque os servidores da Saúde estão salvando vidas todo dia, expostos de forma constante ao contágio pelo novo coronavírus, sabendo que podem ser os próximos na fila das internações hospitalares – imagine o sofrimento de alguém que esteja entubado, respirando com ajuda de aparelhos, em coma induzido, no limite entre a vida e a morte.

O sentimento também é de indignação porque, em nosso entendimento, falta aos servidores da área da Saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus o reforço necessário aos protocolos de segurança. Em ofício encaminhado às administrações municipais e Câmaras de Vereadores, nos dias 13 e 14 de julho, o Sinsep reivindica a testagem imediata de Covid 19 de todos os servidores que atuem nos serviços considerados essenciais, na Região – especialmente os das áreas da saúde, assistência social, tratamento e abastecimento de água, captação e tratamento de esgoto e lixo e defesa civil. Até o momento, não obtivemos resposta ao nosso pedido.

No ofício, o Sindicato pede ainda que as administrações avaliem a possibilidade de suspensão das atividades presenciais para todos os serviços considerados não essenciais, com a adoção do trabalho remoto e que sejam tomadas medidas necessárias para minimizar a exposição e contágio dos servidores municipais pelo coronavírus, desde o fornecimento de álcool em gel e máscaras, higienização dos locais de trabalho e equipamentos, até a adoção de medidas que evitem ao máximo o contato dos servidores com o público, mediante redução de jornada e rodízio dos dias trabalhados.