Diretores e assessoria jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região (Sinsep) estiveram na Câmara de Vereadores às 18 horas do dia 15 para esclarecer e destacar pontos considerados importantes no novo Estatuto do Servidor Municipal de Jaraguá do Sul que está em análise pelas comissões do legislativo, desde o dia 3 de julho. “Comparado com o documento atual, o novo Estatuto amplia e não retira direitos, por isso nossa defesa para que ele seja aprovado e entre em vigor no dia 1º de agosto deste ano”, pediu o presidente do Sinsep, Luiz Cezar Schorner.

O presidente do Sinsep lembrou aos vereadores presentes que, desde 2010, o Sindicato negocia com as administrações a mudança no Estatuto do Servidor. Em 2012, o documento chegou a ser protocolado na Câmara, mas foi retirado de pauta sob alegação de que não poderia ser votado em ano de eleições municipais. “Seguindo parecer da assessoria jurídica da Câmara, o Projeto não foi votado”, lamentou Luiz Schorner, lembrando das muitas tentativas de negociação com a atual administração: “Primeiramente seria enviado para a Câmara em maio de 2013, depois em junho, julho e agosto”, disse.

Muitos vereadores indagaram ao presidente do Sinsep sobre pontos Estatuto e prometeram emprenho para aprová-lo o quanto antes. Estiveram presentes os vereadores João Fiamoncini, Jair Pedri, Arlindo Rincos, Pedro Garcia, Eugênio Juraszeck, Natália Petry e Ademar Winter, os diretores do Sindicato, Idinei Petry e Jorge Pedroso, a auxiliar jurídica, Simone Pereira Mohr e alguns servidores jaraguaenses.