A convite da professora Divina Rosa de Souza, o presidente do Sinsep, Luiz Cezar Schorner, deu palestra a seus alunos de duas turmas do 6º ano da Emef Jonas Alves de Souza, nos dias 25 e 26 deste mês. O tema abordado, por solicitação da professora, foi ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), apresentando todos os aspectos desse tributo: nota fiscal e cupom fiscal; sonegação e suas consequências; arrecadação, seu destino e responsabilidades dos gestores públicos na aplicação desses recursos.

De acordo com a professora Divina, a palestra foi a última das três etapas do projeto “Matemática: Nota Fiscal e Cidadania”, tema transversal que vem trabalhando desde abril deste ano com os cerca de 30 alunos das duas turmas. Nas primeira fase, os estudantes conheceram uma nota fiscal e um cupom fiscal e analisaram as informações contidas nos dois documentos. Na segunda, realizaram pesquisa sobre ICMS.

Divina explica que a proposta do projeto foi explorar conteúdos matemáticos – operações básicas, porcentagem, medidas, gráficos – a partir da nota fiscal e, paralelamente, pesquisar a importância desse documento para o consumidor. Os alunos puderam entender qual a função social dos impostos e como sua arrecadação e/ou sonegação refletem no desenvolvimento e oferta de políticas públicas para a população. Ela acrescenta que esta conexão da Matemática à vida dos alunos e de suas famílias levou a uma reflexão de como a qualidade de vida de todos é influenciada pelas decisões dos governantes na forma de investir os recursos arrecadados com os impostos.

O projeto “Matemática: Nota Fiscal e Cidadania” está inscrito na 6ª Feira de Educação Matemática, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro, no Parque Municipal de Eventos. O conteúdo será apresentado aos visitantes do estande do grupo por dois alunos – um de cada turma –, que estarão munidos de um painel com o resumo das etapas do trabalho.