O 1º ConSinsep superou todas as expectativas, tanto em relação ao nível dos debates como na participação dos servidores. Realizado nos dias 6 e 7 de agosto, no Sesi, o Congresso reuniu mais de 150 servidores da microrregião além de lideranças sindicais do estado e do país. Na programação, paineis sobre “A saúde do servidor público”, “A Organização dos trabalhadores no serviço público e na sociedade” e o “Papel do Estado e do/a servidor/a público/a na sociedade”. Aprovou a Revisão Estatutária do Sindicato e o Plano de Lutas para os próximos anos. As palestras foram gravadas em vídeo e estarão disponíveis, em breve, no site do Sinsep, assim como o Estatuto do Sinsep. O Plano de Lutas já está publicado neste site, com link à direita da tela.

A realização do 1° Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região pode ser considerada um marco na nossa história. Demonstramos que o movimento sindical de nossa região pode e deve promover atividades e ações que efetivamente sirvam como incentivo na luta histórica pela valorização da classe trabalhadora e pela qualidade dos serviços públicos prestados à comunidade. Nosso Congresso foi um sucesso, começando pela expressiva participação dos servidores, que entenderam a importância desse evento. Tivemos palestras de alto nível proferidas por profissionais engajados na luta, tivemos cultura e mais do que tudo, tivemos a participação efetiva dos servidores, que contribuíram com o debate e construíram juntos as conclusões do Congresso.

O ConSinsep foi a grande oportunidade de refletir sobre o nosso trabalho, sobre o que estamos vivendo e sobre as nossas possibilidades para o futuro próximo. O 1° Congresso do Sinsep também contou com a presença e apoio da CUT, dos outros Sindicatos de nossa região e do Estado. A diretoria do Sinsep agradece a todos e todas que participaram do evento, que deve se repetir nos próximos anos. Sabemos da importância que tem a realização de atividades como essa, pois oportunizam a todos a chance de ampliar conhecimentos e informações, além de oferecer integração e troca de ideias entre os presentes. Em tempos de ataques ao movimento sindical, é mais do que oportuna a realização de eventos que estimulem a união dos trabalhadores, não importa a que categoria pertençam.

A DIRETORIA