Cerca de 180 servidores municipais da microrregião participarão do 1º Congresso dos Servidores Públicos Municipais de Jaraguá do Sul e Região (Consinsep), promovido pelo Sinsep quinta e sexta-feira (6 e 7), no Auditório do Sesi. A cerimônia de abertura está agendada para as 18h30 do primeiro dia do evento, devendo reunir lideranças sindicais da região e do Estado. Na programação dessa noite está previsto, a partir das 19h30, o painel “A saúde do servidor público”, tendo como painelista a psicóloga Catarina de Fátima Gewehr – professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Furb.

De acordo com os organizadores, durante o 1º ConSinsep serão debatidos os desafios, avanços e perspectivas da categoria, na microrregião, para os próximos anos. Instrumentalizar a categoria sobre o papel do Estado, a aplicação da política pública e a ação dos serviços nesse processo é um dos objetivos desse evento, onde ainda serão discutidas as condições de trabalho dos servidores públicos e aprovado o plano de lutas, além de elaborada a proposta de revisão estatutária. Para isso, o Congresso reunirá delegados representantes dos servidores, que foram escolhidos entre os sindicalizados dos diversos setores e órgãos municipais das prefeituras.

O evento prosseguirá na sexta-feira (7), quando a programação iniciará às 8 horas, com a Aprovação do Regimento Interno, seguida do painel “Organização dos trabalhadores no serviço público e na sociedade”. O fundador e primeiro presidente do Sinsep, o professor Ancelmo Schörner (da Unicentro de Irati, no Paraná), e a secretária geral da Confetam, Jucélia Vargas de Jesus, serão os painelistas desse tema. Os trabalhos do período da manhã encerrarão com o terceiro painel, intitulado “Papel do Estado e do/a servidor/a público/a na sociedade”, que terá como expositor o diretor Técnico do Dieese, o sociólogo Clemente Ganz Lúcio.

No período da tarde, as atividades começarão às 14 horas, com os trabalhos em grupos para discutir a Revisão Estatutária. E a partir das 16 horas acontecerá a plenária do Plano de Lutas e da Revisão Estatutária. O 1º ConSinsep encerrará com a Assembleia de Revisão Estatutária, que tem início marcado para as 17h30.